Terça, 26 de Agosto de 2025
35°

Tempo limpo

Colíder, MT

Cidades Destaques AMM

Com adesão recorde, municípios de MT iniciam capacitação do Selo Unicef 2025/2028

Com a adesão de 112 municípios de Mato Grosso, a edição 2025/2028 do Selo Unicef alcança a maior participação desde o lançamento da iniciativa, em ...

26/08/2025 às 14h52
Por: Redação Fonte: Associação Mato-grossense dos Municípios
Compartilhe:
Crédito: Divulgação AMM
Crédito: Divulgação AMM

Com a adesão de 112 municípios de Mato Grosso, a edição 2025/2028 do Selo Unicef alcança a maior participação desde o lançamento da iniciativa, em 2009. Para orientar sobre a metodologia do programa e auxiliar os gestores e técnicos das prefeituras nas atividades a serem implementadas, teve início nesta terça-feira (26) o 1º Ciclo de Capacitações Presenciais do Selo Unicef  2025/2028. O evento, que conta com o apoio da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), segue até esta quarta-feira (27), no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), em Cuiabá. 

Os municípios que aderiram ao Selo foram divididos em duas turmas, cada uma composta por representantes de 56 cidades. Nesta terça-feira participam da capacitação cerca de 120 pessoas, entre mobilizadores, articuladores, e presidentes dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente. O treinamento terá continuidade na quarta-feira (27) com representantes dos demais municípios.

Foto: Reprodução/Associação Mato-grossense dos Municípios
Foto: Reprodução/Associação Mato-grossense dos Municípios

As capacitações têm como objetivo fortalecer a construção de políticas públicas eficazes nas áreas de saúde, educação, assistência social, proteção contra violências e resiliência climática. O processo formativo dedica atenção especial à promoção da equidade étnico-racial, assegurando que crianças indígenas, quilombolas e aquelas em situação de maior vulnerabilidade sejam plenamente contempladas nas ações e serviços ofertados.     
                                
A chefe do escritório do UNICEF em Belém (PA), Mariana Machado Rocha, destacou a importância da participação dos municípios para o fortalecimento de políticas públicas de proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes. “O Selo Unicef é amplo. É uma iniciativa para apoiar os municípios a fazerem a política pública acontecer. E esse encontro é o primeiro dos próximos três anos e meio. No final de 2028 queremos certificar todos os municípios de Mato Grosso”, frisou.

A abertura do evento também contou com a presença de representantes do Governo do Estado, Tribunal de Contas, Assembleia Legislativa, entre outros. 

Parceiros estratégicos – Além da  AMM, o Selo UNICEF conta com a parceria estratégica de Federação Matogrossense das Associações de Moradores de Bairros (FEMAB), Associação Para Desenvolvimento Social dos Municípios do Estado de Mato Grosso (APDM-MT), Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Mato Grosso (Cogemas), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso (CEDCA-MT) Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP-MT), Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) e Governo do Estado. 

Selo Unicef - Lançado há mais de 25 anos, o Selo Unicef contribuiu para  a redução das disparidades regionais e alcance de metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, fortalecendo a gestão nas áreas de saúde, educação, assistência social e proteção.  A iniciativa reconhece o esforço de municípios do Semiárido e da Amazônia Legal na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Foto: Reprodução/Associação Mato-grossense dos Municípios
Foto: Reprodução/Associação Mato-grossense dos Municípios

A edição atual, que segue até 2028, já atingiu número recorde de adesões, com mais de 2.100 cidades de 18 estados participando do programa: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais (apenas cidades do norte do estado), Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários