A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em nome dos prefeitos de Mato Grosso, repudia o ataque do vereador de Pedra Preta, Gilson José de Souza, contra a prefeita Iraci Ferreira, em sessão extraordinária da Câmara Municipal nesta segunda-feira (25).
Durante a sessão, os vereadores estavam discutindo um projeto de lei que dispõe sobre a autorização ao executivo municipal para conceder auxílio financeiro ao sindicato rural de Pedra Preta para a realização de exposição agropecuária.
O vereador critica duramente a prefeita Iraci por considerar que ela está priorizando gastos com festas em vez de atender necessidades urgentes da população, como o abastecimento de água nos assentamentos rurais.
No trecho mais polêmico de seu discurso, o vereador acusa a prefeita de só lembrar da zona rural em época de eleição, comparando sua atitude à de uma "cachorra viciada" atrás de votos.
A AMM considera a atitude do vereador inadmissível, desrespeitosa e carregada de preconceito contra a prefeita, uma gestora legitimamente reeleita em 2024 com quase 70% dos votos válidos.
A AMM ressalta que ataques pessoais, especialmente com conotação machista, ultrapassam os limites do debate político e devem ser repudiados com firmeza por toda a sociedade, pois enfraquecem o respeito às instituições e ao princípio da civilidade no exercício da vida pública.
A AMM vai protocolar, ainda esta semana, na Câmara de Pedra Preta, um pedido de análise de quebra de decoro por parte do vereador.
Mín. 17° Máx. 38°