Quarta, 27 de Agosto de 2025
38°

Tempo limpo

Colíder, MT

Cidades Sorriso - MT

Conselho se reúne para definir ações de implantação do Parque Tecnológico

Na manhã desta quarta-feira (27), foi realizada a primeira reunião do recém criado Conselho de Avaliação, Planejamento e Implantação do Parque Tecn...

27/08/2025 às 13h36
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

Na manhã desta quarta-feira (27), foi realizada a primeira reunião do recém criado Conselho de Avaliação, Planejamento e Implantação do Parque Tecnológico, liderado pelo presidente Edman Prado. O encontro, que aconteceu na sala de reuniões do gabinete do prefeito, reuniu representantes do Sindicato Rural, da Câmara de Vereadores, entidades da sociedade civil organizada e as secretarias de Planejamento; Ciência, Tecnologia e Inovação; Cidade; Agricultura Familiar e Segurança Alimentar; além da responsável pelo projeto, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

O projeto, que tem o objetivo de impulsionar a tecnologia no agronegócio e fomentar a inovação regional, foi apresentado aos conselheiros por meio de fotografias e um vídeo em 3D, permitindo uma visão clara da grandiosidade da empreitada.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Paulo Lucion, o Parque Tecnológico vai conectar ciência, tecnologia e empreendedorismo: “Estamos criando oportunidades para startups, universidades e o agronegócio avançado. Essa reunião é resultado de um trabalho coletivo que vai transformar o futuro da nossa cidade”, disse.

Durante o encontro, o prefeito Alei Fernandes ressaltou o comprometimento da gestão com a realização do projeto e compartilhou uma ambiciosa meta: “Em 2026, Sorriso participará de, ao menos, seis feiras internacionais para mostrar sua grandeza econômica e sua infraestrutura preparada para receber investidores.”

O Parque Tecnológico Luiz Giroletti está previsto para ocupar uma área de até 100 hectares, com infraestrutura modular que abrigará laboratórios de pesquisa, campos experimentais e espaço para até 40 startups, além de um anfiteatro com capacidade para 300 pessoas. O município também busca integrar instituições como o IFMT, Facem, sistema S (Senai, Sesc, Sesi, Senac, Senar) e grandes empresas locais no ecossistema.

A obra será executada em etapas, sendo a primeira delas o asfaltamento e a instalação de energia elétrica no local. Além disso, ficou acordado que o Conselho se reunirá mensalmente para definir os próximos passos e manter o ritmo das ações. A prefeitura já iniciou, em fases anteriores, a delimitação de ruas e organização do terreno.

  • Texto: Larissa Gribler

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários