Felizmente, é só uma encenação. Mas poderia ser real, infelizmente. Quem passou pelo cruzamento entre as Avenidas Blumenau e Tancredo Neves ontem, 27 de agosto, viu uma cena chocante: o retrato de um acidente de trânsito com vítima fatal.
Cenário completo: vítima ao solo, aparato completo do 5.º Batalhão de Bombeiros Militar e da Guarda Municipal de Trânsito, imprensa e a dor, estampada não apenas no rosto dos atores que encenavam um drama da vida real, mas também de quem passava pelo local.
“Nosso objetivo é de sensibilizar cada vez mais as pessoas sobre a importância de adotar medidas simples para evitar cenas como esta, porque sim, elas são totalmente evitáveis”, pontua o comandante do 5.º BM, major Leandro Cuiabano Kunze, responsável pela organização do acidente simulado
Se fosse “verdade verdadeira”, não haveria máquina do tempo capaz de retroceder alguns minutos e impedir a tragédia. Mas sim, existem maneiras de evitar que cenas assim façam parte do cenário do trânsito. “Velocidade controlada, respeito à sinalização e muita, muita prudência”, ensina o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), o coronel da reserva da PM, Adriano Denardi.
A ação, pontua Kunze, tem como foco a promoção de um trânsito mais humanizado. Para isso, a ideia é difundir a máxima de “menos velocidade” e “mais empatia”. Pois é, quem passou pelo local pode sentir a dor impregnada naquela cena. “Esperamos que este ‘tocar no coração das pessoas’ possa despertar comportamentos mais prevencionistas no trânsito”, diz.
Para inserir esta dose extra de empatia por meio da sensibilização chocante, a organização do simulado contou com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura (Semec), com o talento e a entrega dos atores que integram os quadros do Departamento de Cultura.
“É indispensável que a questão do ir e vir seguro seja abordada com toda a população, situações chocantes como essa nos lembram da importância de desacelerar para evitar acidentes”, assevera a gestora da pasta, Marisa Netto.
Texto: Claudia Lazarotto/Nádia Mastella
Fotos: Ney Douglas
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 21° Máx. 39°