A Prefeitura de Sinop mobilizou as empresas provedoras de internet e telefonia fixa, bem como entidades comerciais representativas e a concessionária Energisa, para debater um plano de ação para despoluição visual da cidade provocado pelo desordenamento de fios e cabeamento de internet ligados aos postes de iluminação pública. O encontro aconteceu na tarde da última sexta-feira (05).
O vice-prefeito, Paulinho Abreu, esteve presidindo a reunião e comentou que o encontro foi positivo e algumas ações primárias foram definidas como forma emergencial para solução do problema provocado pela fiação e cabeamento irregular em Sinop.
“A solução desse problema só se dará com a união de todos. Reunimos com as empresas de internet, Energisa, CDL, Associação Comercial, Prefeitura com as secretarias, especialmente de Trânsito e Meio Ambiente, para debatermos esse assunto e criar condições que já foram definidas na reunião para que façamos uma limpeza geral, mutirão, nos próximos dias, além de várias outras alternativas de legislação que já existe no município”, esclareceu.
O secretário Klayton Gonçalves, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, liderou a reunião e comentou que o convite e a criação do plano de ação feito em conjunto com as empresas que possuem licença da Energisa para uso dos postes, é de fundamental importância para uma ação efetiva, concreta e ordenada entre todos.
“Esse alinhamento faz parte de um pacote no qual a Prefeitura vem trabalhando, assim comostartamos os outdoors , das faixas que estão sobre nossos canteiros, de toda essa publicidade irregular que possam gerar risco à vida e ao trânsito, porque a preocupação da Prefeitura é exatamente essa. A gente sabe que o número de acidentes tem sido grande em decorrência do rompimento de cabos que, muita das vezes, não são culpa dos provedores, mas por conta da circulação de veículos com altura superior a permitida. Então nesse sentido, essa ação é uma organização. Um plano de ação será apresentado pela Energisa, dentro de 10 dias, e após isso começaremos as ações na prática”, comentou.
Representando a concessionária da rede de energia, Energisa, Danilo Rezende, coordenador regional comercial da empresa, se comprometeu - como a responsável pela organização e administração dos postes -, apresentar o plano em 10 dias e afirma que a Energisa é totalmente interessada nesse processo e parceira do município para solução do problema.
“Essa ação visa melhorar a visualizaçao da cidade e, também, cuidar da segurança. Então a Energisa, em se tratando de limpeza de rede, falando de cabo de internet e de telefonia, ela corrobora com o município para promover uma cidade mais limpa e uma cabeação que seja na altura correta e que livre a população de um eventual acidente. É válido ressaltar que somente em 2025 a Energia já retirou 25 mil pontos de conexão irregulares no município, o que equivale cerca de 40 quilômetros de cabo”, explicou.
Fábio Migliorini, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (Aces), afirma que a entidade tem interesse na solução desse problema, se coloca a disposição para cooperar, e declara que muitas das intercorrências existentes são provocadas por cabeamento e fiação de empresas irregulares.
“Então as empresas dependem 100%, a vitalidade, o dia-a-dia da empresa depende da internet. Então a interrupção do serviço num momento, por causa de um problema de fiação, de uma limpeza de uma fiação, ou por causa de uma fiação mal colocada e que vai arrancar de uma empresa correta e tirar essa prestação de serviço, ela impacta no dia-a-dia da empresa. É um tema que a Associação Comercial participa ativamente e está de olho, e temos o pleno interesse na resolução desse problema”, explicou.
O presidente da Câmara dos Dirigentes Logistas de Sinop (CDL), Edmundo Costa Marques Neto, acredita que o disk denúncias, uma das soluções previstas no plano de ação, contribuirá pontualmente na identificação dos reais provocadores do problema de interrupção do sinal de telefonia ou internet.
“Acreditamos que esse disk denúncia que vai ser formulado agora, pela Prefeitura, os bairros poderão colaborar e denunciar, porque agora cada empresa de internet terá a identificação no seu cabo e, assim, quando houver rompimento de cabo, já saberão qual empresa é, já liga no disk denúncia e a empresa terá um prazo para regularizar, porque uma vida que a gente salvar, já será de um grande ganho”, explicou.
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável esclarece que as primeiras ações dessa mobilização serão desenvolvidas no quadrilátero central da cidade. A Secretaria de Segurança e Trânsito dará todo apoio na execução dos trabalhos.
Mín. 21° Máx. 39°