Nesta quarta-feira,10 de setembro, em que marca oDia Mundial de Prevenção do Suicídio, a sociedade é convidada a refletir sobre empatia e saúde mental. Em sintonia com esse movimento,Sorrisotem reforçado sua atuação, ampliando o acesso à informação e aos serviços de saúde mental. O Município, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS),intensifica as ações de cuidado gratuito para crianças, adolescentes e adultos.
A rede conecta atenção básica, especializada e hospitalar, oferecendo acolhimento contínuo e humanizado para quem enfrenta sofrimento psíquico ou transtornos mentais. Esses serviços são complementados por UBS, CRAS, CREAS e iniciativas comunitárias, como rodas de conversa, palestras e atividades culturais, fortalecendo a rede de cuidado e valorização da vida.
A Campanha Setembro Amarelo busca informar sobre riscos, orientar sobre recursos de apoio e tratamento, além de reforçar a empatia e o acolhimento às pessoas que enfrentam desafios relacionados à automutilação e à ideação suicida.
Nesta terça-feira (09), o Governo Federal sancionou a lei que oficializa o Setembro Amarelo como campanha nacional de mobilização pela saúde mental e prevenção da automutilação e do suicídio. A legislação também institui duas datas de referência: 10 de setembro,Dia Nacional de Prevenção do Suicídio, e 17 de setembro,Dia Nacional de Prevenção da Automutilação, marcos cujo objetivo é ampliar o debate público, reduzir estigmas e incentivar a busca por profissionais de saúde.
Em Sorriso, a população pode contar com serviços por meio do:
CAPS Nova Vida Maria Zélia da Silva Cosmos, localizado na Rua Adolino Bedin, n.º 1030, Jardim América. A unidade conta com o atendimento aberto para adultos em sofrimento mental grave ou persistente, oferecendo consultas individuais, oficinas terapêuticas, atividades de reinserção social e acompanhamento familiar;
Integrar – CAPS Infantojuvenil, situado na Av. Brasil, 1755, Centro Norte. O local é voltado a crianças e adolescentes em sofrimento psíquico grave, com acompanhamento multiprofissional de transtornos como ansiedade, depressão e TDAH;
AME – Ambulatório Multiprofissional Especializado, situado na Av. Brasil, 821, Centro Norte. Na unidade são ofertados atendimentos de média complexidade mediante encaminhamento das UBS, com psicólogos, psiquiatras e equipe multiprofissional;
Teleconsulta em psiquiatria e psicologia: outro serviço oferecido dentro do CAPS Nova Vida, voltado a casos leves e moderados, além de acompanhamento de pacientes pós-alta.
Lembrando que, o atendimento nos CAPS está disponível para qualquer pessoa que precise de suporte, podendo ser acessado de forma espontânea ou por encaminhamento. A coordenadora da RAPS em Sorriso, Lígia de Souza Leite,destaca a importância da rede estruturada.
“A RAPS de Sorriso é um exemplo de como a articulação entre diferentes serviços pode fazer a diferença. Do atendimento inicial nas UBS até o acompanhamento especializado nos CAPS, garantimos uma linha de cuidado integral e humanizada. Setembro Amarelo não é apenas um mês, é um chamado para que todos nós olhemos uns para os outros com mais empatia e atenção.”
O secretário municipal de saúde, Vânio Jordani,reforça que a gestão tem buscado ampliar a promoção do cuidado com a saúde mental. “Essa data fortalece uma luta que já travamos há anos, que é a valorização da vida e o enfrentamento dos estigmas em torno da saúde mental. Aqui em Sorriso, temos ampliado os serviços e buscado garantir que qualquer pessoa, em qualquer fase da vida, encontre acolhimento, orientação e tratamento.”
Onde buscar ajuda?
Além disso, oCentro de Valorização da Vida (CVV)oferece apoio emocional gratuito e sigiloso pelo número188, disponível 24 horas por dia.
Texto: Janaína Oliveira
Fotos: Arte Keniel Dias
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 23° Máx. 39°