O debate sobre a importância das abelhas para o ecossistema local reuniu mais de 400 alunos da Escola Municipal Valter Leite Pereira. Ministrada pela equipe do programa VitaMel da Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar de Sorriso (Semasa), a palestra abordou as espécies de abelhas brasileiras e da apis melífera, a abelha europeia, para o ecossistema local focando na polinização.
“É sempre muito prazeroso trabalhar a educação ambiental, até mesmo porque o nosso futuro dependerá da forma com que essas crianças irão tratar do meio ambiente”, ressalta o técnico do VitaMel, Jarliel Alves da Silva. “A abelha é central no ecossistema em que vivemos, a polinização, realizada por elas, garante a cadeia da fauna e flora local”, completa André Dias Ortiz Júnior, também responsável pelo programa.
Além da Valter Leite, o Cemeis Flor do Amanhã, do bairro Boa Esperança e a Escola Municipal Matilde Luiza Zanatta do Assentamento Jonas Pinheiro devem receber o ciclo de palestras nos próximos dias.
Sobre o programa
Atualmente o programa VitaMel atende cerca de 53 apicultores distribuídos pelo Assentamento Jonas Pinheiro, Cinturão Verde, Projeto Casulo e em outras propriedades privadas do Município.
Para esse ano, a estimativa é de que a produção ultrapasse a marca de 40 toneladas de mel.
Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Semasa
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 21° Máx. 35°