Na manhã desta sexta-feira (26), em transmissão ao vivo pelo canal no youtube da Câmara Municipal de Vereadores, a Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Finanças e Orçamentos, realizou uma audiência pública para debater junto com a sociedade, quais políticas públicas deverão receber aplicações dos recursos previstos para serem arrecadados em 2026. A estimativa prevê uma arrecadação pouco acima de R$ 1,2 bilhão para o próximo ano.
Ivete Mallmann, secretária da pasta, explica que a audiência é promovida - antes de apenas para cumprir a legislação -, principalmente, para ouvir os anseios da sociedade sobre as políticas públicas que deverão ser investidas na cidade.
“Nela nós estabelecemos exatamente quais serão as ações que executaremos para o ano 2026 em cada uma das nossas pastas. Então a importância é porque nós agora discutimos com a comunidade, com as equipes técnicas das secretarias, estabelecemos os gastos para o ano de 2026 e também a projeção da arrecadação. Então ela é uma peça orçamentária importantíssima e também trazer para a comunidade, o nosso planejamento, que será executado em 2026”, explica.
Ela destaca ainda que após a audiência, as propostas são analisadas e, tendo pertinência, incorporadas ao projeto de lei que será encaminhado para aprovação dos vereadores, na Câmara Legislativa.
“Com certeza é uma audiência muito importante, é uma discussão que virá para a Câmara para finalizar com a edição da lei. É essa a função da audiência pública, apresentar, trazer para a comunidade a nossa organização financeira, mas também acolher as sugestões, também entender quais são os anseios da comunidade, perceber se isso já está contemplado dentro das nossas políticas públicas ou se há uma sugestão que ainda pode ser inclusa. Então, com certeza, a audiência pública é um momento muito importante de discussão e de planejamento”, comentou
O advogado e, também, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Yury Bezerra, destaca que a audiência é uma das portas de entrada para benefício da sociedade. “Quando a gente fala em direito administrativo, que é o que rege a administração pública, existem algumas portas de entradas para as proposições. A audiência pública é um desses momentos. Existem os fóruns e as conferências, mas a audiência pública é o momento em que você pode vir, enquanto morador de Sinop, enquanto municípe, e falar o que você pensa. Isso vai ser anotado, vai ser ouvido, e se fizer sentido para aquele momento para a gestão, poderá ser inserir isso dentro da programação”, afirmou.
Enquanto agente público, Bezerra esclarece que participar da audiência é uma garantia de que a sociedade pode mostrar à Administração Pública as necessidades que existem em cada bairro. “Esse é um momento em que eu posso, ainda, mexer no orçamento e eu posso destinar o orçamento, seja para o Alto da Glória, seja para o Daury Riva, seja para a Gleba. Eu posso atender aquele anseio, aquela necessidade da população”, comentou.
Ivete esclarece que o projeto de lei que regerá as ações da Prefeitura de Sinop para o ano que vem, será protocolado na Câmara Municipal de Vereadores de Sinop, terça-feira da próxima semana, dia 30 de setembro.
Mín. 21° Máx. 32°