“Oi! Tudo bem? Nós estamos aqui para oferecer ajuda!”. Esta frase foi repetida muitas vezes, na manhã desta terça-feira (30 de setembro), quando equipes de Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) fizeram abordagens a pessoas em situação de rua na Praça da Juventude.
Das 14 pessoas abordadas, uma delas disse “sim” e topou um tratamento, bem como aceitou o acolhimento para sair da rua, ir para uma casa de passagem, conseguir um emprego e se tornar protagonista da própria história. “Estamos sempre disponíveis para acolher estas pessoas e ajuda-las a seguir um novo rumo na vida, com foco na autonomia, na empregabilidade e, quando for o caso, no tratamento para dependência, principalmente a alcoólica”, afirma a coordenadora do Creas, Leliane Natali.
Os profissionais do Caps também puderam orientar sobre os serviços disponíveis na unidade, que funciona de “portas abertas”, sem a necessidade de agendamento ou encaminhamento, sobre autocuidado e a necessidade de adesão ao tratamento da dependência química.
“Esse trabalho conjunto busca garantir acolhimento, escuta qualificada e acesso ao tratamento, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, redução de riscos e ampliação das oportunidades de inclusão social”, relata a psicóloga Eduarda Mariani, que participou da iniciativa.
Mas é só durante as abordagens sociais que estes trabalhos são ofertados? Não! Tocou seu coração ver alguém na rua, pedindo esmola para comprar comida? “A melhor opção, nestas situações, é acionar o Creas, de forma a realmente ajudar esta pessoa a viver em condições adequadas de higiene, saúde e bem-estar, permitindo que possa abandonar o vício (quando for o caso), conseguir um emprego e tocar a vida, reatando laços familiares ou criando novos laços que permitam viver com mais dignidade”, reforça Leliane.
Anote aí: o Creas pode ser acionado pelo 66 99637 7258, tanto por ligação quanto por mensagem via WhatsApp.
Texto: Nádia Mastella
Fotos: Milene Zamaro
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 25° Máx. 39°