O prefeito Roberto Dorner, acompanhado de representantes do setor turístico de Sinop, participaram da reunião técnica promovida pelo deputado estadual Dilmar Dal Bosco para debater, principalmente, a regulamentação das Leis que instituíram os Sítios Pesqueiros Estaduais de Sinop (Lei 13.012), Nortelândia (Lei 13.011), Paranaíta (Lei 13.013), Chapada dos Guimarães e Nova Brasilândia (Lei 13.029), além dos sítios pesqueiros de Colíder e Nova Canaã do Norte, que estão em fase de elaboração de projeto de lei.
No encontro, na última quinta-feira (09), também foram discutidos temas relacionados ao licenciamento dos sítios pesqueiros, às normas de pesca científica e desportiva durante o período de defeso, e às diretrizes para garantir sustentabilidade e legalidade das atividades. Durante a reunião, foram apresentados dados econômicos que demonstram o impacto positivo do turismo da pesca esportiva na economia local, reforçando o potencial de geração de emprego e renda nos municípios contemplados.
O prefeito destacou que o encontro e os diálogos sobre os temas foram produtivos e enalteceu o trabalho que o deputado está fazendo no fortalecimento do turismo. “Parabenizar ao deputado pelo trabalho, que proporciona o aumento do turismo na nossa região, em especial Sinop. Temos o segundo maior aeroporto do Estado, facilitando o transporte dos turistas, mesmo aqueles que vão para cidades vizinhas, pois desembarcam em Sinop, compram e utilizam dos serviços da nossa cidade, então, cada projeto que vem em beneficio ao nosso turismo, é muito importante”, pontuou.
Durante o encontro, o deputado destacou que o estudo técnico necessário para a autorização da pesca esportiva durante o período da piracema será elaborado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA). Foi também instituído um Grupo de Trabalho para acompanhar a elaboração desse estudo e propor medidas que assegurem o equilíbrio entre a preservação ambiental e o desenvolvimento do turismo.
Além do prefeito de Sinop, também participaram da audiência representantes dos municípios de Nova Canaã do Norte, Paranaíta, Colíder, Cuiabá e Nortelândia, além de técnicos e lideranças do setor.
Sítio Pesqueiro
A criação do Sítio Pesqueiro tem como objetivo impulsionar o turismo, fomentar o comércio e fortalecer a economia regional por meio da pesca esportiva e do uso sustentável dos recursos naturais. Com a nova legislação, o sítio pesqueiro é considerada área natural com regulamentação própria, onde será possível praticar pesca desportiva, científica, de subsistência e piscicultura em escala controlada, sempre respeitando as normas ambientais vigentes.
“A Prefeitura de Sinop foi parceira na elaboração do projeto de lei, reunindo especialista em ictiofauna, pescadores esportivos, guias de pesca, polícia ambiental, SEMA, associações ligadas a pesca e ao turismo, com o objetivo de construir uma proposta elaborada com base técnica que garantem a preservação ambiental, promoção da pesca sustentável e o turismo. Esse esforço coletivo demonstra o compromisso da gestão municipal em alinhar desenvolvimento econômico com conservação ambiental, posicionando Sinop como referência regional na gestão responsável de seus recursos hídricos e turísticos”, pontuou, na ocasião da sanção, a turismóloga e diretora do setor na Prefeitura de Sinop, Leidiane Viegas.
A legislação foi elaborada com o cuidado de garantir que as áreas não sejam tratadas como unidades de conservação restritivas, mas como espaços regulados e integrados às comunidades. A legislação estabelece diretrizes precisas para o aproveitamento dessas áreas, possibilitando a convivência equilibrada entre o turismo, a investigação científica e a proteção do meio ambiente.
Veja também:Prefeitura promove debate com setor da pesca sobre regulamentação do sítio pesqueiro em Sinop
Prefeito comemora sanção que cria sítios pesqueiros e destaca fomento do turismo para Sinop
Mín. 18° Máx. 39°