
Os abates de bovinos em Mato Grosso totalizaram 715,31 mil cabeças em outubro de 2025, um avanço de 8,99% em relação ao mês anterior. O resultado também superou em 3,79% o antigo recorde mensal , registrado em julho de 2024, segundo dados do boletim semanal da pecuária bovina divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
O principal fator para o recorde foi o incremento no abate de machos provenientes do segundo giro de confinamento. De acordo com o Imea, “o volume de animais confinados em 2025 caminha para atingir o maior volume da história”.
Apesar da alta, a participação de fêmeas nos abates recuou para 39,33% no último mês. Para os próximos meses, a expectativa, destaca o Instituto, é de que a oferta permaneça elevada, mas com leve redução a partir de novembro, já que “o pico de oferta geralmente ocorre no terceiro trimestre, acompanhando o fluxo de saída dos lotes de confinamento”.
EXPORTAÇÕES Alta Floresta e Marcelândia movimentam mais de R$ 2 bilhões em exportações do agronegócio
Cotação Soja recua no Brasil, puxada por movimento no exterior e queda do dólar
SAFRA 24/25 Mato Grosso consolida liderança e encerra safra de algodão com crescimento de 8%
POTÊNCIA AGRÍCOLA Mato Grosso finaliza colheita da 2ª safra de milho com recorde de produção
NOVA SANTA HELENA Com apoio do Senar/MT, casal de Nova Santa Helena mostra o potencial do guaraná no estado
AGROAMIGO Governo Federal lança programa que destina R$ 1,22 milhão para agricultores familiares de baixa renda em MT Mín. 21° Máx. 37°