
O Brasil está envelhecendo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual de pessoas idosas quase duplicou durante o período de 2000 a 2023 e projeções apontam que essa parcela da população deve corresponder a cerca de 37,8% dos brasileiros daqui a 45 anos. Essa aceleração no processo de envelhecimento do país evidencia a necessidade de ampliar a absorção de profissionais mais velhos no mercado de trabalho. Com o aumento da longevidade, manter trabalhadores experientes ativos não é apenas uma pauta social, mas uma estratégia indispensável para a sustentabilidade econômica do país.
O movimento do mercado de trabalho responde a essa nova realidade. Organizações que valorizam a experiência estão adotando programas específicos para atrair talentos seniores, reduzindo vieses etários e criando ambientes mais diversos em idade. Além da convivência intergeracional, essas iniciativas reforçam ganhos claros em produtividade, estabilidade e qualidade técnica.
Um dos maiores desafios, porém, é a transição de carreira. Com profissões sofrendo transformações graças à tecnologia e com o preconceito que muitos gestores e empresas têm relacionado a pessoas mais velhas, pode haver a necessidade de um profissional mais velho migrar para outra área de atuação. Quando se fala em inclusão dessas pessoas, é importante pensar em políticas que tornem viável um recomeço digno e com qualidade no aprendizado, independentemente da idade.
"Quando criamos programas de capacitação e transição de carreira para profissionais mais velhos, fortalecemos a diversidade etária e ampliamos a capacidade de resolução de problemas", explica Letícia Amante, diretora de Marketing e Comercial da Dataside.
Na Dataside, empresa especializada em consultoria de dados e inteligência artificial (IA), o projeto Acelera Career Fuel visa a transição de carreira e a entrada na área de tecnologia para adultos de 25 a 55 anos. A iniciativa oferece 150 vagas gratuitas para quem já tem experiência profissional e busca começar uma nova jornada com apoio, mentoria e uma trilha prática de aprendizado.
"Preparar profissionais mais velhos para carreiras na tecnologia é olhar para o futuro com responsabilidade e o Acelera Career Fuel ressalta essa visão para a cultura da Dataside. Essa é uma iniciativa que abre portas e enfatiza que o profissional não perde seu valor conforme envelhece", ressalta Letícia.
Tecnologia Atendimento humano deve ganhar ainda mais relevância em 2026
Tecnologia Plataforma InteligênciaBot aposta na automação via WhatsApp
Tecnologia Nootrópicos podem ajudar na produtividade e bem-estar
Tecnologia Novas tecnologias ampliam uso profissional de drones Tecnologia GDU Lança UAV-P300, o Primeiro Drone do Mundo com Recursos de Penetração de Névoa Óptica e Eletrônica Dirigidos por IA O UAV-P300 é uma plataforma de drone empresarial alimentada por IA criada para imagens claras em névoa, operações diurnas e noturnas confiáveis, e ...
Tecnologia Boom de sistemas de gestão marca cenário de 2026
Tecnologia Certificação digital cresce e exige gestão mais rigorosa