
A energia solar segue em crescente expansão como matriz energética no Brasil. Segundo dados da revista Mundo Elétrico, até 2030 a energia solar pode representar 33% da matriz energética do país. O avanço da tecnologia, a queda nos custos de instalação e a ampliação do acesso a crédito impulsionam a decisão de adquirir a energia solar em seus diversos aspectos: residenciais, empresariais, industriais e rurais.
Desde o início da década, já foram criados mais de 1 milhão de empregos diretos. A estimativa é de que, em mais quatro anos, 3,6 milhões de empregos são estimados. Em 2012, entre empregos diretos e indiretos, foram criados 1,4 milhão de postos de trabalho, assim, até 2030 a estimativa é de aumento de 157% na criação de postos de trabalho.
O portal de notícias Terra, em reportagem de 23 de novembro, citou a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), afirmando que, desde 2012, foram R$ 279,7 bilhões em novos investimentos, o que proporcionou R$ 87,3 bilhões em arrecadação de tributos. Ainda segundo a Absolar, 50 milhões de toneladas de CO₂ no Brasil, deixaram de ser emitidas na atmosfera. A PV Magazine aponta que 62,3 GW de capacidade foram instaladas. Todos esses números que corroboram com a perspectiva de aumento na criação de empregos.
Para Anderson Oliveira, CEO do Grupo EcoPower Energia Elétrica, a energia solar inspira o cuidado com o meio ambiente, e impacta a economia do país: "A energia solar vai de encontro a uma conscientização que é global: a sustentabilidade. Além dela, a economia que proporciona às famílias, às empresas, indústrias e propriedades rurais em suas contas de energia elétrica impulsiona a economia do país. O valor mensal economizado é investido em diversas áreas como viagens, ampliações das empresas, novas tecnologias etc".
A EcoPower experiencia diariamente o crescimento apontado. Em dezembro, a empresa celebrou 85 mil projetos homologados. Segundo Anderson, a empresa se desenvolveu porque, desde seu início, jamais deixou de anteder aos clientes da mesma forma: "Tratando por nome, tratando da forma como a gente gostaria de ser tratado. Com o mesmo respeito e atenção que cada projeto precisa".
No mercado de energia solar desde 2013, Anderson recorda que a EcoPower iniciou suas atividades apenas com ele e sua sócia, Náchila. Hoje, conta em sua sede, na cidade de Barretos (SP), com mais de 400 colaboradores internos. A empresa possui mais de 350 franqueados em todos os estados do Brasil e 200 veículos próprios.
Negócios Consórcio mantém crescimento apoiado na renda do brasileiro
Economia Cesta básica fica mais cara em 17 capitais em dezembro
Negócios Empréstimo consignado: 2026 pode ter aumento na procura
Negócios Dootax acumula premiações como taxtech no Brasil
Negócios Decisão da Caixa gera alerta sobre metas do governo Startups Projeto literário mobiliza 1,6 mil alunos da rede pública Iniciativa realizada em parceria com o Grupo SADA, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, envolveu 23 escolas públicas de sete mu...