
A colheita do algodão da safra 2024/25 segue em ritmo abaixo do esperado em Mato Grosso. Até a última sexta-feira (25), apenas 9,75% da área projetada para o cultivo havia sido colhida no estado, de acordo com o boletim informativo do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O avanço semanal foi de 4,33 pontos percentuais, mas ainda assim representa um atraso significativo em relação aos anos anteriores.
Segundo informações do boletim informativo do Imea, o atual ritmo da colheita do algodão está 13,98 pontos percentuais abaixo do registrado na safra 2023/24 e 14,59 pontos abaixo da média dos últimos cinco anos. As condições climáticas adversas são apontadas como as principais responsáveis por esse desempenho inferior, com destaque para o alongamento do ciclo da cultura e a resistência na abertura dos capulhos em algumas lavouras, causada pelas temperaturas mais baixas registradas em várias regiões do estado.
As diferenças regionais também chamam atenção. A região nordeste de Mato Grosso lidera o avanço da colheita com 32,71% da área colhida, seguida pela região sudeste, com 12,21%. Já a região oeste apresenta o desempenho mais lento, com apenas 4,99% da área colhida. A irregularidade no andamento da safra reforça a preocupação dos produtores e do mercado com o cronograma de entrega e qualidade da pluma.
Ainda de acordo com o Imea, há expectativa de aceleração dos trabalhos nas próximas semanas, com maior intensidade nas áreas de segunda safra, que representam 80,48% da área total estimada para a cultura no estado. A retomada do ritmo é fundamental para que os produtores consigam cumprir os prazos contratuais e evitar prejuízos logísticos e financeiros.
A atenção agora se volta às condições climáticas das próximas semanas, que serão decisivas para garantir o bom andamento da colheita do algodão em Mato Grosso. (Agrolink)
Cotação Soja recua no Brasil, puxada por movimento no exterior e queda do dólar
SAFRA 24/25 Mato Grosso consolida liderança e encerra safra de algodão com crescimento de 8%
POTÊNCIA AGRÍCOLA Mato Grosso finaliza colheita da 2ª safra de milho com recorde de produção
NOVA SANTA HELENA Com apoio do Senar/MT, casal de Nova Santa Helena mostra o potencial do guaraná no estado
AGROAMIGO Governo Federal lança programa que destina R$ 1,22 milhão para agricultores familiares de baixa renda em MT
Agronegócio Governador sanciona lei que congela reajuste do Fethab em MT
SAFRA DE ATRASOS Milho entra na reta final em Mato Grosso e algodão chega a quase 10% da área colhida
Agricultura Governo Federal define cronograma para identificação individual obrigatória de bovinos e bubalinos
Fortalecimento Através do Canal do Produtor, Aprosoja MT amplia atendimento e fortalece relação com associados Mín. 20° Máx. 31°