O município de Sinop sedia, hoje (26) e amanhã (27), a terceira edição do Sinop Sustentável, um evento que busca a conexão entre a produção orgânica, agroecologia e iniciativas para um futuro mais saudável e justo para população. O evento acontece no estacionamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), localizado na rotatória das avenidas Bruno Martini e José Teobaldo Anschau, no Jardim Nossa Senhora Aparecida.
O evento que reúne entidades representativas, autoridades políticas, órgãos públicos e empresários do setor, contou com a presença do vice-prefeito, Paulinho Abreu, que participou da abertura do evento e destacou que o Sinop Sustentabilidade é para todas as classes, inclusive para crianças e que a cidade é referência no setor da sustentabilidade, para o estado de Mato Grosso.
“Sinop é um modelo já para o Mato Grosso, de cidade sustentável, dentro da agricultura familiar. O município adquire os produtos para merenda escolar, artesanato, turismo, nossos parques são preservados. As empresas do agronegócio também investem em sustentabilidade, nossos produtores preservam a sua mata na amazônia legal, então, hoje, dentro do estado, é o local que mais se produz de forma sustentável. Então, nada melhor do que promover esse evento aqui em Sinop, para mostrar isso para as pessoas e tratar desse tema para sempre buscar melhorias, e buscar ações que visam deixar Sinop nesse rumo, cada vez maior”, explicou.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Klayton Gonçalves, lembrou dos avanços que a Prefeitura de Sinop teve com a prática da sustentabilidade, e como é a principal incentivadora desse setor.
“Como no Plano de Arborização Urbana, Sinop está entre as cidades mais arborizadas do país e, aqui vão acontecer eventos, palestras, reuniões e discussões que ajudam a gente a compor as ações de sustentabilidade. Sinop hoje é referência no verde, mas também é referência na economia azul, com o desenvolvimento e a sustentabilidade que a gente está tendo também nas águas. Então aqui é um evento que fala do orgânico. Sinop vai ser, e aqui vai ser falado sobre isso, uma cidade que vai ter mais de 30 hortas orgânicas aprovadas e reconhecidas. Então é uma cidade que cresce, mas que se preocupa, também, com o verde”, falou ele.
Rogério Leschewitz, engenheiro agrônomo da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extenção Rural (Empaer) explica que o evento surgiu com interesse de se colocar em pauta o desenvolvimento com sustentabilidade e que hoje conta com a ajuda e apoio de 65 instituições que também se preocupam com o tema. Ele destaca que a primeira edição do evento contou com apoio apenas de sete entidades e hoje, terceira edição, já somam 65 iniciativas.
“Esses projetos são projetos sociais, projetos envolvendo sustentabilidade, envolvendo arborização urbana, envolvendo agricultores, envolvendo a sociedade civil organizada. Então, são entidades, são projetos que visam uma ideia de futuro mais sustentável para o município de Sinop. Nada melhor do que compilar todas as iniciativas num evento, para mostrar isso para a sociedade. A sociedade sinopense precisa saber que o município de Sinop se destaca nesse meio sustentável. Um exemplo disso é sairmos de sete entidades ou sete iniciativas e ir para mais de 65 iniciativas na terceira edição do evento. A gente vê que muita gente veio para cá em busca, também, de conhecimento, as escolas serão envolvidas também”, esclareceu ele.
Leschewitz lembra que o evento se preocupa, principalmente, com a educação sustentável, compartilhando conhecimento que agregue à vida dos alunos, para um futuro mais saudável de toda uma geração.
“Nós teremos um espaço à tarde, nesses dois dias, voltado, especialmente, para as crianças. Terá atividades, gincanas, brincadeiras voltadas à sustentabilidade para esse público. Além do público jovem, onde nós temos atividades também para universitários, para pessoas da sociedade civil em geral, que são as palestras, os seminários e todas as atividades. Teremos oficinas práticas, teremos palestras técnicas, rodas de conversa, discussões e também a elaboração da Carta para a Sustentabilidade de Sinop, em que essa carta será elaborada através de toda a comunidade, proposições positivas para melhorar a sustentabilidade do nosso município”, contou.
A coordenadora Administrativa do Agroligadas, uma das iniciativas que apoia o evento, explica que o movimento busca compartilhar a experiência de interligar o campo à sociedade. “A gente conecta o campo com a cidade e traz essas informações corretas do campo para a cidade. A gente atua no ensinamento das crianças através dos nossos projetos do quebra-cabeça do boi, soja, milho, os subprodutos que são feitos. No Sinop Sustentável passarão muitas crianças das escolas e a gente tem o dever de interagir com eles, trazendo esse conhecimento”, comentou.
A Associação dos Artesãos de Sinop é outra entidade que apoia e está presente no evento. A presidente, Salete Carrer, explica que a principal atuação da Casa dos Artesãos e do Instituto das Mulheres de Fibra é transformar a sustentabilidade em geração de renda familiar. “Estamos aqui pelo terceiro ano consecutivo no Sinop Sustentável. Fazemos parte da organização e a Casa do Artesão sempre deu todo o apoio porque nós procuramos e desenvolvemos produtos com sustentabilidade”, disse ela, referindo ao fato de ser um exemplo vivo de conexão, da coexistência, do campo e a cidade.
O evento começa às 7h e encerra às 21h30, também no sábado (27).
Veja as fotos do evento: Sinop Sustentável | Flickr
Mín. 21° Máx. 32°