
Para consolidar a mensagem de que o autocuidado deve ser um compromisso contínuo, a campanha Outubro Rosa foi selada nesta sexta-feira (31), em Sorriso, com uma Roda de Conversa especial, conduzida pela enfermeira e secretária-adjunta de Saúde, Ana Claudia Ferraz, e participação da médica Dra. Stephanie Pelicioni e da servidora pública, Solange Prestes. Transmitido ao vivo pelo canal do CITS (Centro de Inovação em Telessaúde de Sorriso), o encontro, abriu espaço para o diálogo e a escuta empática, valorizando o apoio emocional como parte essencial do tratamento.
Solange compartilhou sua história de superação, relembrando a luta contra o câncer de mama em 2018 e, no mesmo período, o diagnóstico inicial de um câncer de colo do útero — ambos descobertos em exames de rotina. Emocionada, a servidora pública relatou o impacto do diagnóstico e o quanto o apoio da família e dos amigos foi determinante para atravessar o tratamento com coragem e esperança.
Segundo ela, o suporte emocional foi uma parte essencial da cura, um verdadeiro combustível para seguir em frente.
“O que mais me tranquilizou quando descobri a doença foi saber que, além de confiar na ciência e manter a fé, eu podia contar com uma rede de apoio que me sustentou nos momentos mais difíceis. Minha família foi o meu alicerce, a minha força e a minha coragem para lutar”, disse.
Durante o bate-papo, Ana Cláudia apresentou um balanço positivo das ações realizadas durante o Outubro Rosa em Sorriso, que envolveram centenas de atendimentos entre consultas, exames e orientações. O mês foi marcado por uma ampla mobilização voltada à conscientização, à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, alcançando mulheres em diferentes bairros e comunidades através da busca ativa de pacientes, realizada pela atenção primária do Município.
“Encerramos o Outubro Rosa com um sentimento de dever cumprido e de esperança renovada. Nosso maior objetivo foi romper barreiras de acesso e fazer com que cada mulher se sentisse acolhida e confiante para buscar o cuidado que merece. Queremos reforçar todos os dias a importância do autocuidado, da prevenção e do acompanhamento regular”, destacou.
Dra. Stephanie trouxe esclarecimentos mais técnicos e aprofundados sobre as duas doenças, explicando de forma acessível os principais sinais de alerta, fatores de risco e métodos de prevenção. Ela enfatizou que a detecção precoce continua sendo o maior aliado na cura, já que o tratamento é muito mais eficaz quando a doença é identificada nas fases iniciais.
“O diagnóstico precoce salva vidas, e o conhecimento é a primeira forma de prevenção. Fatores como a adoção de hábitos saudáveis, alimentação equilibrada, praticar atividades físicas e evitar o consumo de álcool e tabaco, são algumas medidas que também ajudam a reduzir significativamente o risco de desenvolvimento dessas doenças”, pontuou.
Integração e conscientização ampliada
Além dos atendimentos diretos nas UBS, a campanha promoveu uma série de ações educativas e de apoio especializado em horários alternativos:
No horário estendido do dia 22 de outubro, os atendimentos foram concentrados em 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que abriram as portas das 17h às 21h, resultando em um total de 922 atendimentos.
Entre os serviços oferecidos incluíram exames preventivos (Papanicolau), consultas médicas, vacinação, atendimentos odontológicos, eletrocardiogramas, atualização do Bolsa Família, além de momentos de acolhimento e distribuição de brindes.
Já no sábado, 25, a ação especial foi realizada em mais cinco UBSs que funcionaram das 13h às 17h. NO total, foram realizados mais 236 atendimentos.
Houve integração com o Ambulatório Médico Especializado (AME) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Nova Vida, que realizaram Rodas de Conversa focadas no bem-estar mental e autocuidado, abrangendo tanto as equipes de saúde quanto os usuários.
Palestras Educativas e Parcerias: profissionais de saúde e acadêmicos da Faculdade Anhanguera uniram forças para levar palestras, orientações e demonstrações práticas de autoexame em empresas (como a Fernandes Construções, Central Municipal de Triagem de Recicláveis, PARTNERSHIP, entre outros setores), SAMU, e nas unidades de saúde, reforçando que o autoexame é um aliado, mas não substitui a mamografia e a avaliação médica.
Diálogo com especialistas: foi realizada uma transmissão ao vivo no canal do Centro de Inovação em Telessaúde (CITS) com a participação de especialistas como a Dra. Denise Borba (médica ginecologista, obstetra e mastologista) e enfermeiras, discutindo prevenção e diagnóstico.
Dra. Stephanie Pelicioni, destacou que o testemunho de Solange foi uma das maiores conquistas da campanha e como a detecção precoce foi importante na busca pelo tratamento adequado.
“O testemunho da Solange é o encerramento mais poderoso que poderíamos ter. Não há dados mais convincentes do que a prova de que a doença pode ser superada e de que há vida plena após o câncer. Queremos que a voz da Solange ecoe, incentivando cada mulher a não negligenciar a mamografia e o preventivo. O nosso objetivo é que todas as mulheres de Sorriso se sintam encorajadas a cuidar da vida com a mesma força e determinação da Solange."
A Semsa reitera que, apesar do encerramento da campanha, as UBSs do Município permanecem abertas durante todo o ano para acolhimento, exames preventivos (Papanicolau) e orientações, com a solicitação da mamografia sendo realizada mediante avaliação e indicação médica.
“O Outubro Rosa se encerra, mas o cuidado continua. Queremos que cada mulher de Sorriso saiba que não está sozinha e que nossos serviços estão de portas abertas para acolher, orientar e cuidar” finalizou a secretária-adjunta Ana Claudia Ferraz.
Texto: Janaína Oliveira
Fotos: CITS e Semsa
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
SAÚDE Projeto Saúde do Garimpeiro leva atendimentos e orientações à população de Guarantã do Norte
Sorriso - MT Marco Zero recebe apresentação musical gospel neste sábado, dia 1º
Sinop - MT Prefeitura de Sinop promove capacitação em Libras para profissionais da saúde com foco na inclusão Mín. 21° Máx. 36°