
Professores da rede pública de Cuiabá e técnicos em desenvolvimento infantil que atuam em salas multifuncionais, espaço que dá apoio às crianças PCDs (Pessoas com Deficiência) nas escolas , participaram na sexta-feira (14) de um curso que leva conhecimento de exploração das tecnologias assistivas e recursos pedagógicos específicos que favoreçam a inclusão de estudauntes com deficiência visual.
Atualmente, Cuiabá tem 61 alunos matriculados com diagnóstico de baixa visão ou com cegueira e visão monocular. O evento será realizado novamente, ainda este mês, no dia 28, no Hotel Fazenda Mato Grosso, o período das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h.
Neste curso, os professores e técnicos debatem a seleção e produção de materiais didáticos táteis (mapas, gráficos, desenhos, e jogos), ampliação e contraste para estudantes com baixa visão, adaptação de atividades e provas.
Também são discutidas estratégias para promover a interação entre o estudante com deficiência visual e os colegas (trabalho em grupo, jogos cooperativos) e, ainda, ações contra o isolamento e superproteção. Os dois eventos são conduzidos pela professora Neuraides Ribeiro, coordenadora da educação especial da Secretaria Municipal de Educação (SME).
O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, explica que a inclusão, em todas as modalidades na educação, é um compromisso diário da atual gestão. "O prefeito Abilio Brunini e a primeira dama Samantha Iris estão compromissados em capacitar profissionais da educação para que a inclusão seja a mais plena possível".
Educação Tiroteio suspende prova do Enem em escola no Rio
Educação Enem: provas foram longas, mas com questões fáceis, dizem candidatos
Educação Enem 2025: Candidatos fazem provas do segundo dia até 18h30 Mín. 23° Máx. 39°