
Na manhã desta terça-feira (18/11), a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Sorriso, Cristiane Santos, participou de uma reunião online, na sala de reuniões da SEMDET, com representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para discutir a estruturação do ecossistema do Parque Tecnológico Luiz Giroletti. O encontro foi organizado a pedido da ministra Luciana Santos, com o objetivo de alinhar diretrizes e receber orientação técnica para consolidar a infraestrutura de inovação no município.
Pela equipe do MCTI, estiveram presentes Carlos Alberto de Matos, coordenador de Ambientes Inovadores e Startups, e Paula DeLuca de Moura, analista em Ciência e Tecnologia na carreira de Gestão, Planejamento e Infraestrutura em C&T. Ambos contribuíram para guiar os próximos passos na construção de um ambiente robusto para pesquisa, startups e cooperação com o setor privado.
Para Cristiane Santos, a reunião foi estratégica. “É fundamental que o ecossistema do Parque Tecnológico de Sorriso seja bem estruturado, robusto, encorpado, para garantir o funcionamento efetivo do parque. Não basta ter infraestrutura física. É preciso que todos os elementos, universidades, empresas, laboratórios, startups, estejam interligados e funcionando”, disse.
O Parque Tecnológico Luiz Giroletti, previsto para ocupar cerca de 100 hectares, já vem sendo planejado pela Prefeitura com foco em tecnologia da informação, agricultura de precisão e pesquisa agroalimentar.
Segundo as diretrizes municipais, o espaço abrigará laboratórios de pesquisa, campos experimentais para culturas agrícolas e áreas destinadas a instituições de ensino, startups e empresas inovadoras.
A secretária adjunta enfatizou que, para o Parque se tornar operacional, é necessário mais do que prédios, “precisamos garantir que os serviços oferecidos, incubadoras, laboratórios compartilhados, apoio a startups, tenham governança, financiamento e parcerias sólidas desde a concepção”.
Além disso, o município já vem avançando em obras. Parte dos 100 hectares está sendo demarcada para arruamento, limpeza e preparação de terrenos, com previsão para abrigar tanto instituições de ensino quanto estruturas de pesquisa.
Texto: Larissa Gribler
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Sorriso - MT Estudantes do Senac vivenciam rotina do SAMU em atividade prática
Sorriso - MT Prefeitura recebe exposição de artes de alunos dos Polos Culturais
Sorriso - MT Até dia 28, Sorriso vibra com a 18.ª edição das Olimpíadas da Pessoa Idosa
Sorriso - MT Sorriso celebra mais uma conquista para agricultura familiar com repasse do FUNDAAF
Sinop - MT Prefeito de Sinop destaca fomento à economia proporcionada pela Exponorte 2026
Sorriso - MT Sorriso articula com Ministério da Ciência e Tecnologia estruturação do ecossistema do Parque Tecnológico
Sorriso - MT Sorriso realiza Audiência Pública de monitoramento e avaliação do plano municipal de educação
Sorriso - MT Em parceria com a Sema, Sorriso desenvolve projeto piloto para reaproveitamento de resíduos ambientais
Sorriso - MT Bate-papo foca no diagnóstico precoce e no diálogo aberto sobre a saúde masculina Mín. 21° Máx. 34°