
Transparência, responsabilidade e respeito ao dinheiro público no uso de emendas parlamentares marcaram as falas durante encontro de comissão especial realizada nesta quarta-feira (19) que reuniu representantes do TCE, presidente Sérgio Ricardo, Ministério Público de Contas, promotor Alisson Alencar, Ministério Público Estadual, procurador Rodrigo Fonseca e deputados estaduais Beto Dois a Um (PSB) e Carlos Avalone (PSDB).
A comissão iniciou os trabalhos de construção do novo modelo de padronização e rastreabilidade das emendas parlamentares, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). O encontro reúne o trabalho realizado pelo TCE, que tem resolução sobre o tema, a minuta elaborada pela ALMT e o parecer do MP.
“Transparência não é um detalhe da política, é fundamento. Quem lida com dinheiro público precisa ter clareza, responsabilidade e respeito absoluto pela sociedade. Por isso, parabenizo o TCE-MT, o Ministério Público de Contas, o Ministério Público Estadual e todos os órgãos que assumiram essa comissão. Este é um passo histórico e necessário”, afirmou o parlamentar.
A iniciativa segue a decisão do ministro Flávio Dino, do STF, que determinou que estados, municípios e o Distrito Federal adotem o mesmo padrão federal de transparência consolidado após a determinação de inconstitucionalidade do chamado “orçamento secreto”. A regra passa a valer já no orçamento de 2026, e cabe aos Tribunais de Contas e Ministérios Públicos estaduais garantir sua implementação.
O presidente do TCE-MT, Sérgio Ricardo, enalteceu o empenho dos parlamentares e enfatizou o trabalho do presidente da ALMT, Max Russi (PSB), que já havia mobilizado equipe técnica e parlamentares no mesmo intuito do TCE.
“Queremos garantir diálogo com a Assembleia Legislativa, com os gestores e com os órgãos de controle. O TCE-MT está preparado para para ajudar nesse processo com rigor técnico, segurança jurídica e respeito às decisões da Suprema Corte. O objetivo é um só, proteger o dinheiro público e fortalecer as políticas sérias”, explicou Sérgio Ricardo.
Durante a reunião, o TCE-MT apresentou diretrizes para que todas as emendas passem a ter registro claro, justificativa detalhada, rastreabilidade e sistema unificado, alinhado às exigências da Lei Complementar 210/2024. O objetivo é que o cidadão tenha acesso fácil e completo sobre onde cada recurso foi aplicado e qual impacto gerou.
Beto Dois a Um destacou que o Legislativo estadual tem total interesse em operar com transparência e eficiência.
“Quem trabalha sério, quem destina emendas para estradas, saúde, agricultura familiar, escolas, segurança pública, cultura ou esporte, sabe da importância desse recurso para quem está na ponta e vamos trabalhar atender às necessidades do povo aliados às exigências dos órgãos de controle”, concluiu.
O deputado Carlos Avalone, que também representou o Legislativo Estadual no encontro, reforçou a importância da uniformização dos procedimentos e da parceria com os órgãos de controle. Integrantes do TCE-MT e dos Ministérios Públicos destacaram que o modelo em construção será padronizado, moderno e simples, garantindo segurança jurídica e maior controle social.
Ao final, a comissão pactuou que novas reuniões ocorrerão nas próximas semanas para definir fluxos operacionais, prazos e ajustes de sistema. A expectativa é que o modelo esteja totalmente adaptado e em funcionamento no início do primeiro semestre de 2026.
A articulação marca um avanço institucional importante para Mato Grosso, que passa a adotar um padrão nacional de integridade no uso das emendas parlamentares, fortalecendo a confiança da sociedade e qualificando a execução das políticas públicas.
CONTAS APROVADAS Ex-prefeito de Colíder comemora aprovação das contas de sua gestão
SAÚDE “Sabe cuidar de gente”, diz prefeito ao agradecer Beto por recurso na saúde
LEGISLATIVO Indicação prevê a necessidade de realizar a pavimentação de aproximadamente 1,5 km da Estrada Comunidade Cafarnaum
POLÍTICA Mauro parabeniza Policia pela operação no Rio; “Bandido perdeu o medo do judiciário e das penas aplicadas”
VALORIZAÇÃO Vereador Zilmar Assis cobra cumprimento da Lei Municipal nº 721/2009, que garante direitos aos estagiários do serviço público
AVANÇO HISTÓRICO Após mais de 20 anos de espera, Bairro Maranata inicia regularização fundiária em Guarantã do Norte
AGRICULTURA FAMILIAR Deputado Estadual Dilmar Dal Bosco aposta no protagonismo da agricultura familiar que abre novas oportunidades em Mato Grosso
QUEDA Governador Mauro Mendes fraturou costelas após cair de altura de 3 metros em MT
Em Rosário Oeste Beto visita obra em Rosário articulada por ele e Fabio Garcia Mín. 21° Máx. 37°