
Por 32 votos a 27, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados recomendou, nesta quarta-feira (10), a cassação do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP), condenada à prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O processo (Representação 2/25) seguirá agora para análise do Plenário. A cassação exige pelo menos 257 votos do total de 513 deputados.
Zambelli foi condenada a dez anos de prisão e à perda do mandato parlamentar porque teria ordenado a violação do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a inserção de documentos falsos, como um mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes, atos executados pelo hacker Walter Delgatti Neto, co-réu no caso.
O relator original do processo na CCJ, deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), havia recomendado a manutenção do mandato da parlamentar, ressaltando os 946 mil votos que ela recebeu em 2022 e alegando que o processo penal teria sido marcado por perseguição política.
O deputado Claudio Cajado (PP-BA) vai relatar o voto vencedor, pela cassação de Zambelli.
Mais informações a seguir
Câmara Comissão aprova liberação de saque do FGTS para compra de máquinas agrícolas
Câmara Comissão aprova projeto que altera regras do Programa Nacional de Microcrédito
Câmara Comissão aprova inclusão de motéis entre opções de hospedagens previstas em cadastro oficial
Câmara Motta: investimento público é o resultado mais visível do sucesso do arcabouço fiscal
Câmara Comissão de Constituição e Justiça aprova criação de cadastro de foragidos do sistema prisional
Câmara Votação sobre regras para trabalho por aplicativo é adiada; parecer mantém autonomia e cria garantias Mín. 20° Máx. 33°