
Viscossuplementação é a injeção intra-articular de ácido hialurônico aplicada para restaurar as propriedades reológicas — comportamento em movimento determinado pela viscosidade (lubrificação) e elasticidade (amortecimento) — do líquido sinovial e melhorar a função articular, segundo estudo publicado na National Library of Medicine.
A perda de função articular está entre as manifestações da osteoartrite, condição caracterizada pelo desgaste progressivo das articulações. Uma pesquisa, publicada na revista científica The Lancet Rheumatology estima que 15% da população a partir dos 30 anos já começou a apresentar os primeiros sinais da enfermidade e aproximadamente 1 bilhão de pessoas sofrerá com a osteoartrite em 2050.
O Dr. Daniel Hidalgo, médico ortopedista, com foco de atuação em Cirurgia do Joelho, do Centro Médico Alto de Pinheiros (CMAP), explica, de forma simplificada, que a viscossuplementação é a aplicação de um gel composto principalmente por ácido hialurônico dentro da articulação para o tratamento da osteoartrite, também conhecida como artrose.
"O ácido hialurônico é produzido naturalmente pelo nosso corpo e está presente no líquido articular. Nos pacientes com artrose, existe uma modificação deste líquido, que pode causar mais inflamação, dor e uma perda de função da articulação. Além disso, com o desgaste da cartilagem, os ossos acabam tendo um atrito maior, como se raspassem uns nos outros. A injeção ajuda a aumentar a viscosidade e a elasticidade do líquido sinovial, o que pode reduzir a dor e melhorar a mobilidade dos pacientes.", esclarece o médico.
Segundo o especialista, nos últimos anos, os produtos utilizados no procedimento ficaram mais modernos e concentrados, com maior duração dentro da articulação. "Hoje existem opções em dose única, em vez de várias aplicações seguidas, o que pode ser mais cômodo para o paciente. Além disso, em alguns casos, podemos usar o ultrassom para guiar a injeção, aumentando a precisão e a segurança do procedimento."
Indicação
Conforme orienta o ortopedista, a viscossuplementação é indicada para pacientes com artrose leve a moderada, com dor frequente no joelho que já fizeram fisioterapia, exercícios e tomaram remédios, mas continuam com limitação no dia a dia. "É muito útil para pessoas ativas, que querem continuar trabalhando, caminhando ou praticando esporte, mas ainda não têm indicação de prótese. Pacientes com artrose muito avançada costumam responder menos, então a decisão é sempre individualizada."
Hidalgo observa que, em comparação a tratamentos convencionais, como anti-inflamatórios ou infiltrações com corticoides, o tratamento se destaca pela ação local (dentro do joelho). "O ácido hialurônico não é um ‘remédio de crise’, com isso oferece menor risco para estômago, rim e coração, e não apresenta os efeitos de enfraquecimento da cartilagem e dos ligamentos que o uso repetido de corticoide pode trazer. Em muitos casos, é possível reduzir a necessidade de remédios diários. Além disso, costuma oferecer um alívio mais duradouro."
O médico reforçar que os resultados não são imediatos como de um analgésico ou corticoide e a melhora da dor surge normalmente após alguns dias ou semanas, evoluindo de forma gradual. "Na prática, muitos pacientes relatam alívio por três a seis meses, e em alguns casos por ainda mais tempo, dependendo do grau de artrose e do estilo de vida."
O Dr. Daniel Hidalgo ressalta que a consulta a um ortopedista se torna necessária quando a dor no joelho passa a atrapalhar tarefas simples, como subir escadas, caminhar no quarteirão ou trabalhar. Outro sinal de alerta é quando o paciente deixa de fazer atividades que gosta, como caminhar no parque ou praticar esporte, por medo da dor.
"Nesses casos, o especialista pode avaliar se a viscossuplementação é uma boa opção para melhorar a dor e a função da articulação e, consequentemente, a qualidade de vida da pessoa. É importante reforçar que o procedimento não é uma cura milagrosa, nem substitui os cuidados iniciais, como o fortalecimento muscular, o controle de peso corporal e o ajuste de atividades diárias.", pontua o profissional.
Segundo o ortopedista, a viscossuplementação é uma ferramenta no tratamento da artrose, especialmente para quem quer continuar ativo e adiar ao máximo uma cirurgia, no entanto, a melhor decisão para o paciente deve ser avaliada por um profissional qualificado, a partir de uma conversa franca que considere as expectativas do paciente, benefícios e limites de cada opção.
Para mais informações, basta acessar: https://centromedicoap.com.br/acido-hialuronico/
Saúde Tratamento clínico amplia alternativas contra a obesidade
Saúde Cirurgias menos invasivas preservam fertilidade feminina
Saúde Clínica Artisti oferece tratamentos capilares personalizados
Saúde Abordagem personalizada orienta cuidado para obesidade Saúde Abordagem integral auxilia tratamentos de emagrecimento Cuidado clínico na perda de peso combina avaliação metabólica, fatores emocionais e intervenções comportamentais. A Dra. Vanessa Fraife, médica com...