Cento e quarenta estudantes com idades de 8 a 9 anos, matriculados no 3º e 4º ano da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Ranulpho Paes de Barros, localizada no bairro Santa Isabel, receberam nesta segunda-feira (15) certificados pela formação no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Cada estudante que concluiu o curso também recebeu um minileão de pelúcia, símbolo do Proerd, como lembrança. A ação é resultado de parceria da PM com a Prefeitura de Cuiabá.
Trata-se de um programa que atua em defesa de crianças e adolescentes na prevenção ao uso de drogas e é oferecido nas escolas públicas a partir de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME) com a Polícia Militar (PM).
Pelo programa, crianças recebem deveres de casa com orientações a respeito do combate às drogas e ao bullying para cumpri-las em companhia dos pais. Os estudantes também recebem palestras nas salas de aula com duração de 5 a 10 minutos. O curso de formação do Proerd tem duração de dois meses.
O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, avalia com satisfação à formação das crianças em programas de combate às drogas. “Isso evidencia que nossas escolas estão exercendo o seu papel de cuidado, aproximando professores e família em um tema de alta relevância”, ressalta.
Na entrega dos certificados, marcaram presença os pais dos estudantes que enalteceram a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em incentivá-los a refletir a respeito das drogas. “Sempre trabalho este tema com meu filho em casa e saber que a escola busca conscientizá-lo traz um conforto muito grande”, explica Eraldo Fernandes, pai do pequeno Samuel de 9 anos.
A diretora da Escola Ranulpho Paes de Barros, professora Adriana Ferreira, vê resultados positivos no processo educacional que envolve professores, famílias e a Polícia Militar.
“É uma parceria sólida da educação com a Polícia Militar. A união da escola, família e PM faz bem porque apresenta limites aos estudantes e expõe a consequência do risco às drogas, do bullying e outros métodos de violência”, avalia.
O tenente-coronel da Polícia Militar, Darwin Salgado, dá mais detalhes do funcionamento dos cursos do Proerd. “É extremante importante trabalhar com a educação sócio emocional. Falamos de bullying e também da importância de escolhas saudáveis para a vida. Orientamos também crianças a identificarem violência sexual que pode ocorrer no núcleo familiar ou fora dela”.
Nesta terça-feira (16), será a vez da formação de outros 630 estudantes matriculados nas seguintes escolas: Ana Tereza Arcos Krause, Maximiano Arcanjo da Cruz, Professor Zeferino Leite de Oliveira e Senador Gastão Mattos Muller.
#PraCegoVer
A foto ilustra estudantes vestidos com uniforme oficial da Prefeitura de Cuiabá. Todos estão de pé, em posição de sentido, e formam filas para prestigiar a solenidade. O ambiente é o pátio de uma escola.
Mín. 21° Máx. 41°