Thyago Jesus de Figueiredo Herane, detido nesta terça-feira (16) por manter canil clandestino em Cuiabá e praticar maus-tratos contra cães e roedores, já havia sido preso pelo mesmo crime em 2024. Na época, ele foi solto mediante pagamento de multa parcelada.
Em 2024, policiais da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), atendendo a denúncias anônimas, descobriram um canil ilegal no bairro do Porto, onde diversos cães, aves e roedores eram mantidos para venda e lucro próprio.
Questionado, Thyago admitiu não possuir autorização para manter o local. Na ocasião, 55 cães, 81 ratos, 3 aves e 4 pintinhos foram resgatados.
Ele foi preso em flagrante, mas posteriormente liberado e obrigado a pagar multa em 10 parcelas, que ainda está sendo quitada.
Nesta terça-feira, equipes da Dema retornaram ao imóvel e constataram que Thyago ainda mantinha o canil clandestino, descumprindo a ordem judicial que o proibira de manter animais no local. Ele foi preso junto com outros familiares, que também foram liberados mediante pagamento de fiança na audiência de custódia.
Os policiais e servidores, recebidos pela proprietária do imóvel, encontraram dezenas de cachorros vivendo em meio à sujeira, sem higiene adequada e em completo abandono.
A Secretaria de Bem-Estar Animal resgatou 59 dos 70 cães encontrados na residência. Seis deles apresentavam estado clínico grave, necessitando de atendimento veterinário imediato, enquanto os demais animais devem ser resgatados ainda hoje.
Mín. 22° Máx. 39°